Lugar de mulher é na política sim!



Não se trata de marketing político, embora trata-se de uma candidata. No entanto, é antes e acima disso, uma forma de enaltecer a importância da mulher na atuação política, na participação ativa dos rumos de uma sociedade.


Estamos há duas décadas no século, mas quando assistimos a sentença de um estupro ser considerado apenas culposo (quando não há intenção de fazê-lo), pela própria justiça, percebemos o quanto retrocedemos no quesito - direito das mulheres. 


É por esse e tantos outros fatores que a mulher precisa ocupar muito mais o seu espaço, seja ele na comunidade, no município, no estado e como já tivemos em um passado recente, a frente de um País. 


Nosso Retratos da Alma dessa semana vem com uma pauta política novamente, e trás como protagonista, uma candidata a vereadora do meu município de Independência, localizado na Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. 


Ela é Lídia Gresele Dall Agnese, uma agricultora e dona de casa, que com coragem e ousadia, colocou seu nome a disposição para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores do nosso município. 


Companheira de décadas do Partido dos Trabalhadores - PT, que deveria ser e das Trabalhadoras também, em sua sigla, já que contempla todas e todos em seus projetos de governo com participação popular. 


Pois bem, temos tanto o que avançar que isso já é temática para uma outra matéria, uma outra abordagem. 


A nossa entrevistada é uma bela mulher do alto de seus cinquenta e poucos anos, que assim como alguns munícipes também acabou contraindo o Corona Vírus, que como ela mesma diz, " parece que nunca vai acontecer com a gente". E agora ela está em descanso na sua casa, seguindo o protocolo de quarentena.


O pique todo da campanha política teve que ser interrompido, mas Lídia continua fazendo o que pode para atrair eleitores através das redes sociais. 


Natural da cidade vizinha, Três de Maio, Lídia é a mais nova dos 13 filhos de Aurélio e Elisabeta Gresele, sendo 11 do sexo feminino e apenas dois portanto, do sexo masculino. 


E deve ter sido essa referência feminina que norteou a vida desta mulher forte, que junto ao marido Nelson, e os filhos Priscila, Riciere e Giúlia, construiu a sua história no seio familiar e na comunidade que escolheu pra viver, a cidade de Independência. 


Ao lado do marido, que foi vice-prefeito do município por oito anos, Lídia conheceu um pouco da vida política e seus meandros. E agora sentiu- se preparada para se candidatar ao legislativo, por acreditar no potencial da mulher, como cidadã que precisa ocupar seu espaço nos diferentes segmentos da sociedade. " Ainda somos poucas que assumem um compromisso com políticas públicas e eu sinto que é necessário aumentar nossa participação", cita a candidata ao destacar que embora não ter continuado os estudos (não finalizou o Ensino Médio), participou de vários cursos de capacitação, que segundo ela, possibilitam aumentar seus conhecimentos nas áreas de lideranças, cooperativismo, grupo de mulheres de artesanato onde foi professora, além de outros".


Além disso, Lídia sempre teve envolvimento com a comunidade, foi catequista, presidente de comunidades, entre outras atividades. Ou seja, trata-se de uma mulher atuante no contexto em que vive.


Como vereadora pretende atuar em diferentes frentes de trabalho - educação, saúde, agricultura familiar, geração de trabalho e renda, fomento ao esporte entre outros aspectos.


"Além das demandas que poderão vir da comunidade, pretendo articular ações para prover recursos para ajudar as pessoas que mais necessitam", salienta a candidata. 


Quem quiser conhecer o projeto de Lídia para legislar na Câmara de Vereadores,  vai até seu perfil nas redes sociais (Lídia Dall Agnese). Certamente você irá se identificar com algum deles. 


E não esqueça de se proteger da Covid - 19, mantendo o distanciamento social e usando a proteção necessária, máscaras e muito álcool gel. Vamos nos proteger e assim estaremos protegendo aqueles que amamos.

Lídia e o marido Nelson





Lídia com as filhas, Giúlia e Priscila, o filho Riciere
e a netinha Rebeca


Comentários

  1. Ótima matéria Rose, parabéns e força pra minha candidata Lídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado e muita força pra querida Lídia 💛

      Excluir
  2. Linda matéria Rose. Vamos construir essa caminhada. Lugar de mulher é na políticas Sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nelson...
      Essa luta é importante e necessária 💪

      Excluir
  3. A Lídia representa a coragem, a determinação e a força da mulher Independencense, sucesso para ela neste pleito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso pra ti tbm Eliane, como nossa candidata a vice-prefeita!

      Excluir
  4. A Lídia representa a coragem, a determinação e a força da mulher Independencese, sucesso para ela neste pleito.

    ResponderExcluir
  5. A Lídia representa a coragem, a determinação e a força da mulher Independencese, sucesso para ela neste pleito.

    ResponderExcluir
  6. Saudação especial às duas... Rose e Lídia. 🤚

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Retrato pra fechar ciclos

Sim, eu queria ser o “Magaiver”

Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!