Click da Kombi

O processo de restauração

Senta aqui no nosso sofá virtual e acompanhe com a gente, como ficou o processo de restauração da Kombi, do projeto fotográfico, Click da Kombi - a Escola de Fotografia Itinerante do fotógrafo gaúcho, Jorge Aguiar, o qual já mencionamos em matérias anteriores aqui no Bloguinho. 

O projeto está baseado, em uma ideia pessoal de Jorge Aguiar, em popularizar a fotografia indo direto nas periferias sem depender de órgãos públicos.

Jorge Aguiar já nos disse que, depois que passar toda essa situação acarretada pela pandemia do Coronavírus, por que ela vai passar, se Deus quiser, o Click da Kombi, põe literalmente seu pé na estrada.



Um pouco mais sobre o projeto...

O Projeto Click da Kombi, é uma escola de fotografia itinerante popular que, compõe um laboratório de revelação fotográfica no interior de um veículo. Para isso, foi adquirido um veículo (Kombi) através de uma “vakinha virtual”. “O Projeto foi idealizado para as pessoas que não têm renda ou qualificação profissional, possam ter acesso a técnicas da arte da fotografia e, com isso, tenham a oportunidade de participar de atividades que promovam sua cidadania e formação continuada”, salienta o fotógrafo Jorge Aguiar, idealizador do projeto.

Esse canal, de acordo com a descrição do seu projeto, se propõe a alcançar o maior número possível de pessoas com o ensino da arte da fotografia, difundindo, compartilhando e qualificando o conhecimento, como suporte para geração de renda, de resgate da cidadania e da auto estima, formando fotógrafos ou amantes da arte de fotografar, capacitando adultos e adolescentes que estejam fora do mercado de trabalho.

Na parte interna da Kombi, há um laboratório fotográfico e também um "pequeno museu" com livros de fotografia, câmeras fotográficas e pequeno acervo que conta a história da fotografia, como um dos canais para o aprendizado. Um dos objetivos do idealizador é manter um ambiente na parte externa da kombi destinado como espaço publicitário.

“Por meio de oficinas, possibilitaremos o aprendizado, desde a fotografia artesanal, o pinhole, trabalhando refração e difração da luz através de uma simples latinha com um buraquinho de agulha, transformando-a em câmera fotográfica”, informa Jorge Aguiar.

Para mais informações acesse o site: www.clickdakombi.com.br

Comentários

  1. Muito legal, grande ideia, dar visibilidade a esse pessoal cheio de criatividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um projeto muito bacana, que certamente vai fazer a diferença na vida dessas pessoas "invisíveis"... Parabéns ao idealizador!

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria. O Véio Jorge Aguiar é um guerreiro com coração enorme! Vida longa ao projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço aos amigos os comentários e o compartilhamento desse projeto

      Excluir
  3. Muito obrigado nobre amigo Ninho Dutra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Retrato pra fechar ciclos

Sim, eu queria ser o “Magaiver”

Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!