Retratos de Vida


Fotografia Fine Art – um mundo de sonhos e imaginação

Eu sempre gostei de desenhar, desde pequena fazia uns desenhos místicos, de unicórnios de dragões, guerreiros, fadas...”, relata a Fotógrafa, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Miriana Stumpf.

Ela iniciou sua rica experiência com Fine Art, um tipo de fotografia até então realizada mais no universo europeu, em 2014, quando começou a cursar Fotografia na UCS, mas atua como Fotógrafa profissional desde 2012 fazendo ensaios fotográficos, casamentos, eventos, etc., através de sua empresa, Miriana Stumf Fotografia.

Conforme Miriana a Fotografia Fine Art, seria algo mais pessoal e artístico, com leque amplo para desenvolver capacidade criativa e soltar a imaginação. “Tem gente que pinta quadros, tem gente que faz esculturas e eu faço fotos com arte”, comenta, revelando muito entusiasmo.

A Fotógrafa diz que os professores começaram a mostrar trabalhos assim, de outros fotógrafos internacionais, então ela teve a ideia de trazer esse seu mundo místico, de fadas a dragões à tona, em forma de fotografia. Descobriu que chamavam isso de Fine Art. Ela que há pouco tempo, resolveu começara a mostrar essas fotos mais artísticas, sugerindo a ideia a seus clientes. E mostra alguns de seus primeiros desenhos inspiradores.
Já a primeira foto Fine Art que fez, em um trabalho de aula, foi inspirado numa sessão de fotos de Annie Leibovitz. “Depois dessa foto, eu nunca mais parei”, destaca a alegre e comunicativa fotógrafa gaúcha.

O processo criativo ela diz que é até bem simples, seu marido faz alguns acessórios com a impressora 3D. O mais complicado, por incrível que pareça, conta que é conseguir o figurino para cada criação.
A inspiração pode vir até ao assistir a um filme, e vem a ideia de uma foto, ou quando vê um quadro, e até mesmo, quando alguém lhe conta uma história.

E “às vezes eu uso minhas experiências, tipo medos, anseios”, revela Miriana, ao comentar que tudo pode ser motivo de inspiração.

A fotógrafa também conta que ela e o marido, “às vezes ficam dias isolados a centenas de quilômetros da civilização, “daí eu sempre tenho umas ideias bem doidas, e vou anotando tudo, e a medida do possível, vou transformando em fotos”, acrescenta.

Como a poucos dias em que esteve no litoral e viu um bando de cavalos selvagens na beira da praia, e fez fotos deles já com a idéia de um ensaio de uma moça com um cavalo na beira da praia, como se fosse uma sereia...

A paixão por fotografia, Miriana acredita que tenha surgido em função, de dois tios avôs que eram fotógrafos e uma tia que era Fotojornalista. Com isso ela também envolve a sua família na área, sendo que o marido lhe ajuda a fotografar em ensaios e casamentos, e às vezes ele e o filho até posam para suas fotos.

Mas geralmente têm modelos fixas para esse tipo de fotografia. Mesmo assim, pedem para fazer um ensaio Fine Art, ou ela mesmo sugere, dependendo do estilo de foto dos clientes.

A Fotógrafa ainda conta, que no seu caso, além de desenhar e modelar, ela própria está fazendo as maquiagens artísticas, mas há profissionais como, por exemplo, atuando em São Paulo, ou outros lugares, que investem em maquiadores profissionais para os(as) modelos. E a edição final, faz questão de dizer que fica por sua conta mesmo.

Miriana Stumf está mesmo cada vez mais empolgada com a Fine Art, sendo que está até fazendo curso nessa área, para se aprimorar cada vez mais. E pela dificuldade em conseguir as roupas, já está até se programando para fazer um curso de corte e costura. Ou seja, está se preparando para ser como ela se auto-define nesse quesito, uma Fotógrafa completa.
Acompanhe então o resultado de todo esse trabalho encantador.



Acompanhe também a página do Facebook de Miriana Stumpf Fotografia
Instagram:@miriana_stumpf







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Retrato pra fechar ciclos

Sim, eu queria ser o “Magaiver”

Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!